“Gênio, bilionário, playboy e Filantropo”

– Anthony Edward Stark, mais conhecido como Tony Stark é um herói americano nascido em Long Island,NY. Seu pai era o milionário e gênio Howard Stark e sua mãe era Maria Stark.

Tony cresceu com grande aptidão para a área de ciência e tecnologia, ligado com seu pai que foi pioneiro em vários campos científicos que construíram o nome das indústrias Stark – as quais o próprio Tony herdou após a morte da sua família-, e devido a sua aptidão, Tony se graduou até um Ph.D em engenharia elétrica e física.

Quando assumiu o grupo empresarial Stark, Tony desenvolveu inúmeras armas impressionantes para guerra, e em maiores quantidades do que qualquer indústria na época… Tudo isso enquanto se metia em muitas farras como o grande playboy que é.

Após uma bomba plantada embaixo do carro de Tony, durante o transporte após uma apresentação de armamento em território de guerra, o herói se encontrou a beira da morte. Quando se viu sequestrado pelo terrorista internacional Wong Chu, ele descobre que seu coração está envolto de estilhaços, que se chegarem a corrente sanguínea seriam fatais.

Junto com o engenheiro Yinsen, seu parceiro de cativeiro que ajudou em reparos emergenciais em seu coração , ele se vê inspirado na situação que se encontra para achar uma maneira de salvar a sua vida. E é neste momento que a jornada do Homem de Ferro começa.

Tony constrói um núcleo enérgico que funciona como eletroímã para atrair os estilhaços para longe do seu sangue, e vê um modo de sair da caverna que estava preso: a criação do primeiro protótipo da armadura do Homem de Ferro.

Feito com materiais cedidos pelo próprio Wong-Chu(com intensão de construir uma arma), ele constrói uma armadura feita de metal com armas que usavam até propano para um lança chamas improvisado. Após escapar do cativeiro com a armadura MARK 1, Tony inicia o desenvolvimento do que conhecemos hoje como Homem de Ferro.

ARMADURAS

A base do que é o Homem de Ferro está em suas armaduras, cada uma levando o nome Mark mais a sua numeração, representam inovação e desenvolvimento de tecnologia ligado aos inimigos que Tony tinha que enfrentar. Irei destacar algumas que se destacaram durante as hqs e no universo cinematográfico.

Hulkbuster

Causou grande euforia ao aparecer no universo cinematográfico pelo seu tamanho e novas funcionalidades que foram muito uteis para a contenção do Hulk, razão a qual leva esse nome nas histórias em quadrinhos também.

Características:

Força: a armadura padrão já aguenta uma grande amplitude de peso, mas essa especifica armadura consegue suportar 175 toneladas, e consegue trocar socos com o Hulk.

Sensores Gama: para facilitar a localização do Hulk, a armadura tem sensores especificos parar detectar os raios gama que são emitidos pelo mesmo.

Bleeding Edge

Muitos fãs consideram essa a obra prima das armaduras de Tony Stark, pois após a era Extremis ele desenvolve uma maneira de unir o homem à armadura. Com suas diferentes partes implantadas nos ossos de Anthony e são feitas de nano matéria, que a deixa extremamente versátil.

Características

Facilidades devido a nano matéria:

• Por serem nano maquinas, os átomos podem se tornar qualquer material que o Iron Man necessitar

• Com sua grande capacidade de mutação, a armadura pode ser tornar diversos trajes, armaduras ou até pessoas diferentes.

• Por ser um material não metálico, ele não sofre nenhum tipo de manipulação magnética. (sem problema com o Magneto)

Armas e Regeneração

• Graças a capacidade de manipulação de matéria citada posteriormente, a Bleeding Edge tem a possibilidade de gerar qualquer arma que o Tony possa imaginar, como a sua famosa espada laser.

• As nano maquinas tem a capacidade de regenerar como as células humanas, portanto a armadura se torna eternamente regenerável pelo seu próprio material.

Olhos nos repulsores

• Nos repulsores da armadura( aqueles que ele usa pra voar e dar o blast com a Mao), ele adicionou câmeras. O que trouxe a capacidade de visão 360º.

Armadura Simbionte

Uma das suas mais famosas armaduras, com tecnologia retirada de células vindas de Venon e Carnage, evoluindo o que conhecíamos anteriormente como armadura. Com uma estrutura de metal líquido, ela se firma ao contato com a pele e também se comunica com Tony.
Características
• Podemos ligar as características de Venom a armadura, mas fisicamente controlada pelo Tony:
•• Ela pode se transformar, se adaptar e se tornar liquida se ela perder parte da armadura solidificada.
•• Se transforma em armas ou faz mudanças em sua estrutura e se liga ao oponente para prende-lo pois somente responde ao Tony
• Temos também as mesmas fraquezas de Venom:
•• Sensibilidade a sons e fogo, mas Tony mantém a armadura coberta por um escudo que bloqueia ondas sonoras e fogo.

Modo Stealth
Para benefícios em missões furtivas, Tony customizou sua armadura para modo furtivo, que o faz praticamente invisível com os sistemas ligados em 100%

Características
•Força sobre humana, durabilidade, Vôo (comuns a várias armaduras
• Repulsores e suas variadas funções como: Repulsor de matéria (empurrando adversário pra longe), Campo de Força, Canhões Sônicos.
•Raio do peito e sua alta capacidade de repulsão.
• E o destaque da armadura, o modo Invisível. Esse modo torna a armadura invisível a qualquer tipo de câmera e ao olho humano, e ainda consegue silenciar completamente o som dos repulsores da armadura.
observação: Uma da suas fraquezas vem do alto consumo de energia, que só possibilita a ativação do modo invisível por um curto período de tempo. Mas após o fim de “Titânio vs. Ferro” esse problema parece resolvido.

Alcoolismo na vida de Tony Stark

Nos anos recentes nas hq’s, o maior vilão contra o Tony foi o alcoolismo. Por ser rico e influente, o álcool acaba sendo presente durante sua vida. Quando sua companhia(agora chamada de Stark Internacional), foi ameaçada na questão de uma nova administração que queria assumir, Tony começou a abusar do álcool.
Mesmo se recuperando rapidamente da sua primeira crise, o álcool permanecia como uma tentação. Na segunda crise alcoólica que ele teve, devido a um problema ainda maior,o impacto foi enorme. Tony passou meses nessa crise, mais bêbado que nunca, e foi traído por Obadiah Stane que assumiu a Stark Internacional. Obadiah também foi culpado pela destruição de seus trajes(com a exceção de um) e também congelou suas contas para que ele não gastasse sua fortuna.
Durante esse tempo de crises, James Rhodes assumiu a armadura de Homem de Ferro para ajudar seu amigo. Mas quando se recuperou, Tony foi trabalhar junto com James e os amigos Morley Erwin e Clytemnestra Erwin das Empresas Richmond; e na Califórnia essa equipe funda uma empresa de tecnologia: a Circuits Maximus; que durante sua breve existência foi uma ótima e prestigiosa empresa.
Após longo tempo usando a armadura de Stark enquanto ele estava em crise, Rhodes começa a ter problemas mentais como enxaquecas e desvios de personalidade pois a armadura nunca havia sido calibrada para sua estrutura mental. Após perceber isso, Tony acaba ajudando ele a se reestruturar e também vota a usar sua armadura(e constrói uma para que Rhodes se recupere). Durante esse período os dois usam armaduras, como “Homens de Ferro”. Na época, com a sugestão de Gavião Arqueiro que chefiava os Vingadores, Tony construiu uma das suas melhores armaduras para que a equipe achasse alguém que pudesse vesti-la.
Obadiah, sabendo da recuperação de Tony indo de vento em popa, toma atitudes em relação ao ambiente estável que se construía para a volta de Stark. Circuitus Maximus foi bombardeada, Rhodes foi ferido e Morley Erwin morreu. Tony busca vingança contra Obadiah e temos na hq a réplica da batalha do fim do primeiro Filme do Homem de Ferro(2008), com uma luta de Tony com o protótipo que ele tinha feito para os Vingadores contra a armadura de Obadiah. Mas na hq,Obadiah comete suicídio após perder a luta.
Mesmo compreendendo que o Alcoolismo é uma doença que se mantém na mente, ele volta a função de Homem de Ferro e entra para os Vingadores.

“É claro que eu quero um drink! Isso que significa ser alcoólatra, mas também quer dizer que eu não posso ter um drink” – Stark, Tony

Personalidade

“Tony é um homem do futuro, preso no passado. É um prisioneiro enraivecido com a humanidade engatinhando” Richards, Reed

É um dos destaques do personagem o jeito que ele interage e suas maneiras diferentes de pensar no cotidiano. No começo, a alcunha de playboy lhe caia como uma luva, por sua infância privilegiada pelo dinheiro ele sabia do seu poder.Passou por várias namoradas, inúmeras farras… Mas após o sequestro feito por terroristas, vemos uma grande evolução de caráter.
Quando constrói a primeira armadura, Tony acaba se dedicando ainda mais ao seu desejo de tornar a terra um lugar melhor.
Mas ele acaba tendo muitos conflitos em relação a sua trajetória, como a auto degradação devido a culpa no contexto da Guerra Civil, que o levam até a pensamentos suicidas e ao ato de se sacrificar pelos outros como se eles fossem melhores que ele.
Também se percebe a preferência dele a só matar se for extremamente necessário, pois ele mesmo diz que “Não é o jeito que eu trabalho”.
Não podemos também deixar de citar seu ego, que não consegue nem se encaixar nessa matéria de tão grande. É de conhecimento público que ele se considera o ser humano mais inteligente do mundo.

EXTREMIS

Considerado por muitos um dos melhores arcos do Homem de Ferro, o Extremis teve umas das histórias mais importantes da Marvel.

Extremis é o nome de uma tecnologia desenvolvida no Laboratório Futurepharm, pela qual a Dra. Maya Hansen – amiga de longa data de Tony Stark – é responsável. O Extremis é um composto liquido, bio-eletrônico, que é a promessa de uma espécie de “soro do supersoldado”, com apenas uma única injeção. Após injetado na parte do cérebro que possui a planta de todo corpo da cobaia, ele consegue reescrever o corpo da mesma, de maneira que tenha seus sentidos e habilidades aumentadas. O problema se dá pois o Extremis é supostamente roubado pelo diretor de projetos da Futurepharm – Aldrich Killian(o qual veio a se suicidar logo após o ocorrido, deixando um e-mail com sua confissão) – e vendido para terroristas do mercado negro da tecnologia.

Após Tony batalhar com o vilão, o herói é abatido e quase morto mas com a ajuda de Maya Tony consegue novos poderes e maior habilidades om a armadura, pois ambos se tornam um só.

No desfecho do arco, Tony Stark, agora com acesso mental à diversas redes de computadores, descobre que Maya Hansen, na verdade, havia ajudado Killian a roubar o Extremis. Ela e Killian haviam dado o Extremis para um grupo terrorista para que ele fizesse uma demonstração ao vivo, uma vez que o governo havia cortado o financiamento do experimento.

Fontes:

Homem de Ferro 1, 2 e 3 (filmes M.C.U)

NAS HQ’s:

Manual Oficial da Marvel de A-Z

Diversas Edições da revista principal do Homem de Ferro

Edições de Os Vingadores

Edições de Os Novos Vingadores

Edições de O Invencível Homem de Ferro

Edições de Homem de Ferro Internacional

Edições de Guerra Civil: linha de frente

Edições de Homem de Ferro Superior

Edições de Illuminati

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s