Sam Wilson é o novo Capitão América. O que isso pode nos dizer?

No final de Vingadores: Ultimato Steve Rogers passou o escudo e o alter ego de Capitão América para Sam Wilson, o Falcão. Pensando no futuro do MCU e em como essa despedida de Steve Rogers pode afetar diretamente após dez anos consolidando o herói, muitos pensamentos já surgem. A verdade é que Sam Wilson é a melhor escolha para tomar o manto.

Nos quadrinhos a história de Sam já apresentava questões sociais. O motivo pelo qual se tornou um herói configura uma luta por família e lugar no mundo. Seu primeiro arco como Capitão América já inicia em um tema politicamente polêmico: imigração. A partir daí foram assuntos como pobreza, racismo estruturado e ataques (em especial quando a Americorps foi introduzida). No período de publicação das HQs as redes sociais eram vias de comunicação onde esses “ataques” eram mais presentes, e é por essas e outras que essa temática reflete diretamente nas construções sociais que cada ser humano tem em mente.

Esse espaço de tempo de publicação carrega uma importância para além das histórias. Foram anos de muitas tensões raciais nos Estados Unidos, confrontos constantes que a polícia criava para maltratar negros, o resultado disso são inúmeros casos de maus tratos e violência, vide o movimento Vidas Negras Importam. O run de Sam Wilson como Capitão América é a perfeita representação de tudo isso e o que veio a seguir dentro do país.

Ora, mas se o personagem reflete na cultura em que estamos inseridos faria mais sentido ter um homem branco, loiro, dos olhos azuis carregando o símbolo patriótico para salvar as pessoas no final do dia. A resposta é não. A presença de um não anula a importância do outro. Em pleno 2019 o contexto social é de um enorme empoderamento negro, no qual vidas negras importam e levam coisas importantes pro mundo. O Marvel Studios vem a cada filme tentando por mais representatividade em seus personagens de modo que cada fã se sinta refletido (mesmo que julguem isso como ‘fan service’). Faz muito sentido que após a partida de Steve, Sam assuma como símbolo de esperança e reconhecimento por toda a sua trajetória embargada de fidelidade a si e aos amigos.

 

Sam Wilson é o Capitão América que o mundo precisa ver a partir de agora.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑