PERFIL DO HERÓI | Homem-Aranha

O Homem-Aranha é um dos heróis mais famosos do mundo. Mas de onde ele vem? Como foi seu processo criativo? Você sabe tudo sobre ele? Aqui tem o dossiê que precisa.

 

PDH-1

 

Originalmente criado pela dupla de escritores/artista Stan Lee e Steve Ditko, no início dos anos 60 nascia o herói que viria a ser símbolo-mascote da Marvel Comics. A primeira aparição do Homem-Aranha foi em 1962, na antologia Amazing Fantasy #15. 

Sua primeira versão de origem foi acompanhada até hoje. Um adolescente órfão, criado pelos tios May e Ben. Tímido e superdotado de inteligência, Peter veio para ser um novo personagem a colocar a geração adolescente no topo das histórias de Super-Heróis, que antes não eram vistos como principais referências  nos quadrinhos. 

 

Amazing Fantasy #15 (1962)
Foto: Marvel Comics

 

Stan Lee apostou no, literalmente, espetacular. O lançamento do personagem aconteceu justamente na época em que o público teen estava consumindo cada vez mais revistas em quadrinhos. Sendo assim, o Homem-Aranha atua como personagem de importante identificação com os leitores por apresentar questões sociais as quais a galera conhecia.

Peter esteve e foi mencionado em muitas séries. A principal delas mostrou toda a sua evolução enquanto homem e herói. The Amazing Spider-Man foi responsável pela linha temporal de um jovem estudante CDF, de um estudante universitário com mais problemas que antes e a vida adulta no casamento e na fotografia como freela

Existem versões alternativas do Homem-Aranha, como Spider-Man 2099 que apresenta Miguel O’Hara na pele do aranha, Ultimate Comics Spider-Man com Miles Morales (guardem esse nome) tomando o codinome e manto para si após a suposta morte de Peter e Ultimate Spider-Man com Peter Parker em um universo paralelo. 

 

PDH-3

 

Quando picado pela aranha radioativa as células mutagênicas sofreram grandes alterações, dando-o toda uma fisiologia aracnídea. sendo assim, Peter desenvolveu células concentradas nos pés e mãos de forma que o conseguem fazer rastejar com maior facilidade nas paredes e em outras superfícies. Seu equilíbrio sobre-humano também o ajuda a ficar em posições inimagináveis para um humano comum sem bambear. 

O famoso sentido aranha causa formigamento na parte de trás da nuca de Peter quando o perigo está próximo ou naquele momento, e pode ser direcional levando-o para longe do perigo. A explicação mais conhecida para esse poder é que o herói está ligado à Teia da Vida e do Destino. Ele também pode conectar esse sentido com recursos tecnológicos para testar o tempo da durabilidade dos reflexos (outro ponto sobre-humano). Dependendo do tamanho da ameaça, o sentido aranha pode causar dores fortes. 

Sua velocidade é acima da média de qualquer humano comum e ele pode se mover muito além do que olhos conseguem acompanhar. Seu salto e sua superforça andam lado a lado embora prefira se deslocar através das teias. 

Peter possui outros poderes como durabilidade, vigor e sistema imune sobre-humanos. Seu corpo produz menos toxinas fatídicas, é mais resistente à drogas e outros tipos de substâncias e é mais resistente a certos tipos de lesão. Além disso, seu fator de cura acelera a recuperação em casos de lesões mais graves. Suas habilidades nas artes marciais são bastante conhecidas. A junção delas com seus poderes e uma mente cheia de vigor dão um ótimo match

O personagem possui habilidades a níveis surreais de QI. Já foi declarado desde sua adolescência que é superdotado de inteligência e é ótimo com ciências exatas, principalmente assuntos de engenharia mecânica e robótica. Seu outro lado da inteligência e agilidade também o fazem ser um ótimo fotógrafo. 

 

PDH-2

 

Aqui, falaremos sobre o Peter Parker de Tom Holland, que fez sua primeira aparição frente aos Vingadores em ‘Capitão América: Guerra Civil’, em 2016, sob cuidados de seu mentor nas telonas, Tony Stark. 

Em 2017, Peter volta ao MCU em ‘Homem Aranha: De Volta ao Lar’. A linha temporal do filme se passa em sua adolescência ao mesmo tempo que os demais eventos do universo compartilhado. Enquanto tenta conciliar a vida escolar com a realidade super-heróica, seu desafio é combater um de seus vilões mais conhecidos: o Abutre. O enredo de De Volta ao Lar explora o começo do amadurecimento de Peter como pessoa e herói, que envolve sua relação com Stark. 

Já em 2018, os fãs viram o Homem-Aranha em ‘Vingadores: Guerra Infinita’ (e aquela triste cena do garoto sumindo após o estalo de Thanos). No filme alguns recursos de Peter já são mais utilizados, como o sentido aranha, colocado de maneira bem sutil no final do filme. 

E eis aqui 2019, o ano da mudança que todo fã do Homem-Aranha queria ver. Em ‘Vingadores: Ultimato’ ele aparece mais fortes ainda que não tenha deixado de lado sua irreverência adolescente. Durante a batalha final contra Thanos exerceu papéis importantes para o desfecho. A cena de sua despedida com Tony Stark é uma das mais emocionantes. E dando sequência e encerramento à fase 4 do MCU, ‘Homem-Aranha: Longe de Casa’, Peter enfrenta novos desafios, ganha novos aliados e enfrenta novos inimigos. O filme já foi classificado como o melhor já feito do herói e com uma deixa promissora para o futuro do MCU. 

 

PDH-4

 

Tanto nos quadrinhos quanto nas telonas, os uniformes do Homem-Aranha são sempre criativos e fazem muito sentido. Separamos alguns importantes e com foco nos apresentados do Universo Cinematográfico Marvel. 

 

Traje clássico
Acervo/Marvel

 

O primeiro traje foi idealizado por Ditko, incluindo os equipamentos lança-teia, fotorreceptora e sinal aranha. A ideia de cobrir o personagem por inteiro foi muito aclamada por Lee em seus dias de vida pois permite que qualquer pessoa (independente de etnia ou gênero) se imagine dentro dele. 

As habilidades de Peter o permitem costurar seus uniformes tanto nos quadrinhos quanto no cinema. Sua criatividade e conhecimentos em mecânica e robótica resultam em equipamentos que somam em seus poderes. 

 

Aranha Escarlate
Acervo/Marvel

 

Na Saga do Clone, o clone de Peter Parker retorna como Ben Reilly e o codinome Aranha Escarlate. O uniforme contém cintos, lança-teias, capuz e outros apetrechos. Duas funções quase-bem-aproveitadas desse uniforme são as teias de impacto e os ferrões que servem para capturar os inimigos com maior segurança. 

 

Uniforme Negro (Homem-Aranha)
Acervo/Marvel

 

O uniforme mais discutido e um dos mais famosos do aranha é o Preto. A primeira aparição do traje foi na mini saga Guerras Secretas. Ele tinha poderes por si só como teias próprias e podia se adaptar à roupas comuns. Embora não tenha sido o real motivo de Peter não ter mais usado, a história conta que após seu traje clássico ter sido “perdido”, ele entrou em uma máquina na qual a simbionte alienígena adentrou na roupa, e logo depois ele quis se livrar do novo. 

 

Aranha de Ferro
Acervo/Marvel

 

O Aranha de Ferro é projetado no MCU por Tony Stark. Possui uma mescla das cores clássicas com dourado, e tem como objetivo explorar as máximas capacidades de Peter. Seu design é mais complexo, com muitos detalhes. Uma grande aranha dourada no peito e a inclusão de três braços extras. 

 

 

spider-man-far-from-home-swat-DF-23375
Divulgação/ Sony Pictures Brasil

 

O uniforme vermelho e preto totalmente classudo de Longe de Casa foi projetado por Peter a partir de referências com bastante uso de sua criatividade e intimidade com a tecnologia. Já o preto, da S.H.I.E.LD. foi projetado para uma missão específica durante a trama. 

 

Spider Punk Suit
Reprodução/Sony

 

O jogo Spider-Man da Sony apresenta uma gama de uniformes inspirados nas HQs, no cinema e exclusivos, como o Spider Punk. 

 

PDH-extra

 

O Multiverso já conhecido pelos fãs da Marvel Comics traz duas novas gerações de adolescentes com poderes de aranha radioativa: Miles Morales e Gwen Stacy. 

Miles é filho do policial Jefferson Davis e faz de tudo para agradar ao pai. Após fugir uma noite com seu tio Aaron para pichar paredes de uma estação de metrô abandonada, Miles é picado por uma aranha radioativa. Em busca da aranha, o menino acaba encontrando um acelerador de partículas chamado The Super-Collider, construído por um cientista que pretendia entrar em universos paralelos para achar seus familiares, e dessa forma o multiverso começa a funcionar. Em uma missão eles são resgatados por Gwen, que também possui os mesmos poderes em outra realidade. 

Aranhaverso
Reprodução/ Pinterest

O Aranhaverso une as três melhores versões de personagens aranha e proporciona o encontro de vilões clássicos (ou modificados) e outros aranhas de dimensões paralelas. Assim com o clássico Homem-Aranha, Miles Morales assume o manto de Peter com grandes responsabilidades e uma representatividade cultural ainda mais importante à época em que está inserido. 

O filme ganhou o Globo de Ouro e o Oscar (2019) como Melhor Filme de Animação e foi indicado para muitos outros prêmios.

 

 

Acompanhe mais um capítulo da jornada de Peter Parker. Homem-Aranha: Longe de Casa já está em exibição nos cinemas.

halc_1120x360-exib

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑