Perfil do Herói | Shang-Chi

Shang-Chi é o mais novo personagem a integrar a família Marvel Studios. Mas nos quadrinhos o artista marcial já é antigo e tem muita bagagem no vasto universo de heróis. Por isso, é o escolhido para o Perfil do Herói desta semana. 

 

PDH-1

Criado por Steve Englehart e Jim Starlin, sua primeira aparição foi em Special Marvel Edition #15, em dezembro de 1973, na chamada Era de Bronze das HQs. O seu período de criação foi ambientado por uma forte influência de ascensão dos filmes de artes marciais nos anos 70. 

Depois de alguns testes do personagem, a equipe resolveu adaptar o nome da revista para The Hands of Shang-Chi, Master of Kung Fu. A nova era começou na edição #17, em 1974 e foi até a edição #125, em 1983. Simultaneamente, ele aparecia em Deadly of Kung Fu, uma revista de heróis que eram oriundos das artes marciais. 

hands of shang-chi.jpg
Foto: Reprodução/Marvel Comics

 

Shang-Chi foi criado pelas mãos de seu pai para ser um assassino mortal. Mesmo sendo filho do Senhor do Crime Imortal e Feiticeiro Fu Manchu, sentiu que as lições de seus mestres não eram o bastante. Ainda criança, enquanto dormia, foi submetido a processos terríveis de alquimia e feed de técnicas e estilos de realidade virtual. 

Com o passar o do tempo, ficou mais ciente da maldade de seu pai e forjou sua morte após a primeira missão. Dessa forma, reuniu forças para começar uma série de ataques estratégicos à partes do império de seu pai e se aliou ao maior inimigo, Denis Nayland Smith. Para revidar, o Feiticeiro Fu Manchu mandou assassinos de elite com a missão de matá-lo. 

Sua experiência ao redor do mundo é muito grande. Durante suas várias viagens conheceu outros super-heróis marciais, entre eles: Punho de Ferro, Tigre Branco e Valete de Copas, os quatro formaram uma aliança por algum tempo. No meio do caminho também esbarrou com aquele que seria seu maior rival, Cat. 

Após muitos anos no mundo da espionagem, decidiu se aposentar. Não muito depois retornou para ajudar o velho amigo MI-5 contra os ninjas do SI-Fan. 

Ele já foi parte de equipes como Heróis de Aluguel, estava na chamada New Marvel, com os Vingadores e outros. Também ganhou versões alternativas em House of M, Ultimate Marvel, Battleworld

 

PDH-3

 

Artes Marciais: 

É o seu ponto mais forte. Shang-Chi é um dos melhores artistas marciais da Terra e possui especialização em todas, sendo a mais presente a de origem chinesa. Já derrotou diversos antagonistas com habilidades semelhantes às dele e as de super-humanos. 

 

Força sobre-humana e Chi:

Sua força é como a de um super-humano e lhe permite tipos específicos de ataque. Também possui grande resistência a impactos físicos, assim como aliviar dores, tensões e desconfortos. Seu domínio em chi, elemento da cultura chinesa que se manifesta como força cósmica de criação do universo, estão no conjunto que lhe dão todos esses “poderes” mesmo não sendo um super-humano de verdade. 

 

Duplicatas: 

Depois de ser exposto à uma radiação cósmica, ele desenvolveu a habilidade de criar duplicatas de si. 

 

Agilidade para atirar:

Ele é um atirador mestre capaz de lançar armas de longo alcance com precisão. 

 

Controle do sistema nervoso:

Sua capacidade de controlar seu sistema nervoso o faz ser resistente aos efeitos de drogas e venenos, limita a disseminação de toxinas na corrente sanguínea e diminui sua taxa de sangramento. 

 

Localizador de pontos de pressão:

Shang-Chi pode localizar diferentes pontos no corpo de um ser humano, podendo assim feri-la gravemente, paralisá-la e até mesmo matá-la.

 

Suas técnicas em espionagem também são muito presentes em suas lutas e vilões, além de ser um grande sábio da filosofia e ótimo pescador.  

 

PDH-4

 

shang-chi
Foto: Reprodução/Marvel Comics

Seu visual nos quadrinhos parece bastante confortável e apropriado para um artista marcial e ginasta. Uma espécie de macacão vermelho, com detalhe preto do pescoço até o peitoral e fechado por um zíper. Acompanha dois braceletes dourados, um em cada braço e seus bastões como arma. Em muitas ocasiões Shang-Chi aparece com faixas elásticas protegendo as mãos. 

 

PDH-2

O herói chega às produções Marvel com a proposta de trazer maior diversidade cultural, unindo é claro com os eventos em que esteve nos quadrinhos. Seu filme, confirmado na SDCC, está marcado para fevereiro de 2021 e será o primeiro protagonizado por um personagem asiático. 

Quem dará vida a Shang-Chi é o ator Simu Liu, de origem sino-canadense. A escolha de Simu para o papel representa ainda mais a representatividade presente no roteiro; a equipe criativa do longa também é composta por um roteirista de descendência chinesa com vasto conhecimento sobre a cultura e produções de heróis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑