Perfil do Herói | Viúva Negra

Viúva Negra é a próxima Vingadora a ter seu filme solo, mesmo depois de aparentemente ter seu arco finalizado em Vingadores: Ultimato. Natasha é uma personagem clássica da Marvel Comics, e é a nossa estrela do Perfil do Herói nesta semana.

 

PDH-1

 

Criada pelo trio artístico Stan Lee, Don Rico e Don Heck, a primeira aparição da Viúva Negra foi em Tales of Suspense #52 (abril de 1964). Apresentada como uma espiã russa e antagonista do Homem de Ferro. Seus caminhos mudaram e logo depois foi para os Estados Unidos e se tornou uma Agente da S.H.I.E.L.D. e parte dos Vingadores. 

Reprodução/ Marvel Comics
Capa de Tales of Suspense #52 | Reprodução: Marvel Comics

 

 

São vários os relatos sobre o início da vida de Natasha Romanoff. Um deles afirmam que em 1928, os nazistas colocaram fogo, no meio do Stalingrado – maior batalha travada durante a Segunda Guerra Mundial –, em um edifício que estavam Natasha e sua mãe dentro. A mãe a jogou pela janela para que um soldado soviético a resgatasse e morreu no fogo. 

O soldado em questão é Ivan Petrovitch, que cuidou da menina e a teve como sua filha adotiva. Enquanto estava sob cuidados de Ivan, a menina foi alvo de muitos vilões. Em um dos eventos, o Barão Von Strucker a raptou e a apresentou para a Mão em Madripoor; ela poderia ter se tornado o Mestre Assassino mas foi resgatada foi Steve Rogers e Logan. Seu período de crescimento foi marcado por ser uma bailarina de destaque e uma incrível estudiosa. 

Outra versão conta sobre o Quarto Vermelho. O enredo mostra que muito cedo Natasha foi levada por Ivan Petrovitch ao Departamento X junto com mais 28 órfãs e criada pelo programa Black Widow OPS da antiga União Soviética. Lá aprendeu combate corpo a corpo espionagem na Sala Vermelha, além de ter sido mexida biotecnologicamente e psicoló tecnologicamente com memórias de uma vida últil, longa e jovem. Essa possível mudança também altera o fato de que ela era uma bailarina, quando na verdade nunca foi. 

Anos mais tarde se casou com o piloto soviético Alexi Shostakov. Ambos foram contratados pela AKGB (Inteligência do Governo Sotivético) por serem acima da média em suas habilidades, o que os tornaram ótimos agentes especiais. O trabalho, no entanto, dividia o casal durante as missões, até que em uma delas Natasha foi convocada sobre a morte do marido. O luto a deixou mais forte e ela se tornou a melhor agente treinada na Sala Vermelha. De lá veio, inclusive, o seu primeiro contato com Bucky Barnes, o Soldado Invernal, e o codinome Viúva Negra. 

Após mais alguns anos, Viúva salvou Logan quando reapareceu na America completamente desmemoriado e sendo perseguido pela HYDRA e quando foi “pego” roubando o projeto Tempestade Vermelha da Rússia junto com Carol Danvers e Ben Grimm. 

 

Os confrontos de Viúva ao lado do Gavião Arqueiro contra o Homem de Ferro mudaram sua vida. No último deles ela foi ferida e levada de volta para a URSS pelo parceiro, mas a heroína estava tentando desertar do país e começando ter interesse amoroso em Gavião. O plano não foi muito longe naquele momento pois Natasha foi descoberta, raptada e sofreu mais uma lavagem cerebral pelos patrões que fizeram Clint Barton acreditar em sua morte. Enquanto Clint seguia em frente, Nat foi forçada a se juntar ao Espadachim e ao Homem de Poder para matar os Vingadores, contudo a missão falhou e Natasha foi saindo do efeito da lavagem cerebral. Para provar aos amigos que estava de “volta”, ela os ajudou contra o grupo racista Filhos da Serpente. 

A vida pública da heroína nunca foi das mais sossegadas. Especialmente quando precisou recusar a filiação aos Vingadores que tanto lutou para conquista e romper seu relacionamento com Clint após ser contratada por Nick Fury em uma missão da S.H.I.E.L.D. De imediato a imprensa começou a chamá-la de traidora. 

 

Natasha viveu em diversos outros eventos com os Vingadores e  S.H.I.E.L.D., tendo importância participação na iniciativa Guerra Civil e nos arcos de Guerras Secretas de Nick Fury. Sua trajetória solo também é vasta tendo parcerias com Homem de Ferro e Demolidor, por exemplo. 

 

PDH-3

 

Fisiologia artificialmente aprimorada:

Natasha foi mexida desde criança quando recebeu o Soro do Super-Soldado na versão da Sala Vermelha durante o Black Widow OPS Program. O Soro foi criado pela Dr. Lyudmila Kudrin para melhorar seu sistema imunológico, condição corporal e longevidade. 

 

Força física aprimorada:

Sua força física humana atinge picos diferentes de uma pessoa comum. Ela pode aguentar pesos de até mais de 226kg. 

 

Condição atlética:

Como atleta olímpica em uma de suas versões, Natasha pode correr até 57km/h. Seus reflexos e sua resistência são do mesmo porte atlético. 

 

Durabilidade do corpo:

A resistência às lesões também foram moldados com o Soro, sendo superiores até quando chega a ser baleada ou golpeada por personagens mais poderosos. 

 

Artes marciais e ginásticas:

Faz parte do grupo de heróis da Marvel com especialização em artes marciais.  Aikido, Karatê, Judô e Boxe são as principais delas. Ela também é especialista em acrobacias de solo de ginástica artística. 

 

Mestre Assassina:

Natasha é altamente treinada em especialidades de técnicas de assassinatos. Sua tríplice coroa de luta são essas habilidades com as artes marciais e suas acrobacias. Ela foi contratada pela S.H.I.E.L.D. e pela KGB por saber o que fazer na missão de eliminar grandes inimigos. 

 

PDH-4

 

suit black widow comics
Traje clássico da Viúva Negra nos quadrinhos

Seu traje é altamente equipado para as mais diversas situações, possuindo apetrechos internos e externos que a ajudam a ter mais recursos de luta. É feito de tecido elástico sintético específico para ser mais resistente a possíveis danos, até armas de fogo em temperaturas menores. As ventosas microscópicas servem para que ela consiga escalar paredes e se projetar em tetos, fazendo jus ao seu codinome. 

As manoplas usadas uma em cada braço, são ativadas através de sensores ligados à musculatura de seus pulsos e possuem várias ferramentas de espionagem. Gás lacrimogêneo, transmissor de rádio, a famosa “mordida da viúva” que atordoa e emite choques elétricos com uma média de 30 mil volts.  

Seu cinto também funciona como uma espécie de cartucho de metal que contém explosivo plástico. 

 

White suit
Uniforme branco do filme solo “Viúva Negra” apresentado na D23 Expo 2019

 

Recentemente foi mostrado o visual live-action do traje branco da Viúva Negra que aparecerá no filme solo. 

 

PDH-2

 

A personagem foi introduzida no filme Homem de Ferro 2 em 2010 e faz parte da formação dos seis Vingadores originais do MCU. Além de Os Vingadores, ela também está em Capitão América: O Soldado Invernal (2014), Vingadores: Era de Ultron (2015), Capitão América: Guerra Civil (2016), Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Vingadores: Ultimato (2019) – onde a Marvel parecia encerrar seu arco com sua morte em uma missão dos Vingadores para recuperar a Jóia da Alma afim de salvar o mundo pós estalo de Thanos. 

Black_Widow.0
Natasha (Scarlett Johansson) em Vingadores: Ultimato | Reprodução/ Marvel Studios

 

Tirando o Gavião Arqueiro, a Viúva Negra é a única personagem tão presente no UCM como Vingadora que não possuiu um filme solo durante os eventos da Saga do Infinito. Logo após a sua morte em Ultimato foi confirmado que seu filme solo (maio de 2020) está chegando. O longa será dirigido por Cate Shortland, com roteiro de Jac Schaeffer e Ned Benson, e produzido por Kevin Feige. No elenco estão Scarlett Johansson, Rachel Weisz, David Harbour , Florence Pugh e outras elas.

É o primeiro filme de uma heroína “sem super-poderes”, que luta na base das artes marciais e com conhecimentos de espionagem. Os eventos contarão a trajetória da personagem e apresentarão personagens importantes de sua história. 

 

PDH-5

 

Os fãs de animações provavelmente já viram a Viúva Negra fora doa quadrinhos e do UCM. Sua primeira aparição animada foi no episódio do Homem de Ferro da série The Marvel Super Heroes, seguida do episódio com título próprio “Caramba, é a mordida da Viúva Negra” de Heroes Squad. Na série Vingadores: Os Heróis mais Poderosos da Terra, ela vive como agente dupla da HYDRA e se torna membro dos Novos Vingadores nos episódios finais. É uma das protagonistas de Vingadores Unidos e também aparece em  Lego Marvel Super Heroes: Maximum Overload e Ultimate Spider-Man: Warriors Web

 
Para os stans da heroína que amam games a maior novidade é tê-la no novo jogo Marvel’s Avengers com seu visual clássico dos quadrinhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑