Perfil do Herói

Perfil do Herói |Pantera Negra

O segundo filme do Rei T’Challa já foi confirmado pelo Marvel Studios. O sucesso e a importância de seu arco estiveram presentes desde sua criação na Marvel Comics. Por isso, o nosso personagem da vez é o saudoso Pantera Negra. 

 

PDH-1

O Pantera Negra foi criado pela dupla Stan Lee e Jack Kirby, durante os anos 60, enquanto durava a chamada Era de Prata dos quadrinhos. Pantera foi o primeiro herói criado com origem africana e inserido em uma editora mainstream e que estreou antes do heróis afro-americanos.

Apareceu pela primeira vez na revista do Quarteto Fantástico #52, em Julho de 1966. O primeiro arco das histórias do Pantera teve 13 edições na antiga Jungle Action e foi considerado o primeiro romance gráfico da Marvel Comics. 

Resultado de imagem para fantastic four 52

Foto: Marvel Comics

T’Challa tem um significado muito forte enquanto personagem por toda a representatividade que carrega e por ser um dos clássicos heróis da editora. Muitas ideias correm até hoje sobre a origem de seu codinome, já que na mesma época foi fundado o Partido dos Panteras Negras nos EUA. Stan Lee sempre negou esse rumor, afirmando que o personagem foi inspirado em um herói da literatura pulp. É importante citar que na época a Marvel passava por um conflito interno quanto à abordagem de questões sociais no roteiro dos quadrinhos que produzia. 

 

T’Challa foi o primeiro filho biológico do Rei de Wakanda, T’Chaka. Wakanda, por sua vez, é um reino africano altamente equipado tecnologicamente e possui o metal mais raro e ultra-durável, Vibranium. 

Ele ficou órfão da mãe N’Yami ainda quando recém nascido, já que essa contraiu uma doença rara e autoimune durante sua gravidez e acabou falecendo uma semana depois de seu parto. O irmão mais velho adotivo, Hunter, o culpou pela morte da mãe. 

Resultado de imagem para hunter white wolf marvel comics

Foto: Marvel.com

 

T’Challa era o legítimo na linha de sucessão, por isso, começou seus aprendizados sobre os deveres reais e as propriedades do Vibranium desde pequeno. Quando adolescente, foi enviado para um rito de passagem do povo de Wakanda, lá foi resgatado por quem seria o amor de sua vida futuramente: a jovem órfã mutante chamada Ororo Munroe, que inclusive, usou seus poderes para protegê-lo naquele momento. Os jovens se apaixonaram, passaram muito tempo dividindo momentos até que as obrigações do príncipe atrapalharam os planos do casal. 

Foi enviado para a América, para a Europa, viajou o mundo estudando. Uma de suas maiores habilidades é inteligência e alto conhecimento antes mesmo de se tornar o Pantera Negra. Se tornou PhD em Física, se apaixonou rapidamente, conheceu pessoas e retornou para Wakanda. Ao retornar, dois anos antes do previsto desafiou seu tio S’Yan pelo trono, venceu e conquistou o manto do Pantera. Um de seus primeiros atos como Rei foi excomungar o irmão adotivo que usava a identidade do Lobo Branco e liderava a matilha dos Cães de Guerra que atacavam a Polícia Secreta de Wakanda, assassinava com banho de sangue e fazia coisas que eram contra os princípios do recém-governo de T’Challa. 

O novo Rei e Pantera Negra já era um grande diplomata. Suas viagens para fazer alianças, as equipes heróicas que se juntou, todo tipo de acordo foi favorável para que Wakanda crescesse ainda mais em termos tecnológicos, sendo assim o centro da tecnologia mundial. 

 

PDH-3

Empoderamento divino: 

Ele foi aprimorado pelo Herb em Forma de Coração, que lhe deu poderes de Super-Soldado. Seu corpo se aproxima da perfeição humana, além dele ter recebido poderes da Deusa Bast quando se tornou o Rei dos Mortos. Todos os seus atributos foram elevados para um grau parecido com o de um super-humano. 

Conhecimento Pantera Negra:

Tem a habilidade de atrair todo conhecimento, força e experiência que qualquer outro Pantera. 

Super sentidos:

Os cinco sentidos deste Pantera são extremamente aguçados. Sua visão projeta para além das que os seres humanos comuns conseguem enxergar e se estende às áreas ultravioletas e infravermelhas, até quando está totalmente escuro ele enxerga com clareza. A audição detecta sons há longa distância. O olfato pode memorizar milhares de aromas e encontra pessoas /coisas pelo cheiro. Seu paladar consegue distinguir cada ingrediente que compõe um alimento que T’Challa come.

O corpo:

Ele ganhou vários atributos de “super” que atingem o pico humano: força, velocidade, resistência, durabilidade, estamina, regeneração, agilidade e reflexos. 

Quando se tornou o Rei dos Mortos ganhou novos poderes além dos antigos.

Necromancia:

Capacidade de assumir o comando dos mortos. T’Challa já liderou um exército de zumbis. 

Construção de energia espiritual:

Criação de armas a partir da força espiritual. 

Consciência hiper-cósmica:

Ele pode ver todas as projeções de acontecimentos do Universo e Multiverso Marvel, como um sexto sentido. 

T’Challa possui habilidades que atingem o pico da capacidade humana. Ele é um gênio da inteligência, artista marcial, master acrobata, poliglota e diplomata. 

 

PDH-4

Diversos modelos de uniforme do Pantera já apareceram, todos sempre cheios da high-tech de Wakanda. No filme Capitão América: Guerra Civil, T’Challa foi quem mexeu no traje. já no primeiro longa solo, Pantera Negra, a meia-irmã Shuri adaptou para que o novo Rei estivesse preparado para debutar o ser herói agora coroado. 

Resultado de imagem para black panther suit movie

Foto: Marvel Studios

O traje acompanha alguns equipamentos que são fundamentais para T’Challa em combate. O Cartão Kimoyo, é um poderoso e versátil PDA que funciona parecido com o comunicador dos Vingadores. Já o Hábito do Pantera, é o próprio traje cerimonial para o novo coroado todo atado em Vibranium. 

 

PDH-2

O Pantera Negra conquistou os fãs da Marvel nos cinemas. Seu filme solo dirigido por Ryan Coogler, lançado em fevereiro de 2018 e com T’Challa sendo interpretado por Chadwick Boseman ao lado de um elenco feroz, fez 1,345 bilhão de dólares de bilheteria e levou três Oscars. 

A trajetória é bem contada e cheia de representatividade. Adaptações foram necessárias já que muitas partes da história original do personagem não se encaixavam naquele momento específico do UCM, e sem sombra de dúvidas ele se tornou um dos mais importantes para o desfecho da Saga do Infinito ao lado dos Vingadores. 

Resultado de imagem para black panther 2 logo

Foto: Marvel Studios

O segundo filme já foi confirmado para 2022 e tem até logo pronta, coberta de Vibranium (eu entendi essa referência!). A sequência será dirigida também por Coogler e promete grandes reviravoltas para a desenvoltura do novo passo do universo compartilhado. 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s