Notícias

Resenha | Marvel Comics: A História Secreta

Marvel Comics: A História Secreta é uma obra de Sean Howe, publicada em 2012 pela Harper Collins e em 2013 aqui no Brasil pela Leya, que conta os bastidores de uma das maiores editoras de quadrinhos do mundo. Bem rara de encontrar atualmente, foi vencedora do Prêmio Eisner de Melhor Obra de História em Quadrinhos, e classificada como leitura obrigatória para todo fã da Marvel.

Sean Howe é jornalista e ex editor da revista Entertainment Weekly. Para o livro, entrevistou mais de 150 pessoas que tiveram seus caminhos ligados com a Marvel e escreveu um  grande dossiê que conta desde os primórdios da editora até o contrato fechado com a Disney em 2009. Howe surpreende com uma narrativa longa, necessária mas que não cansa o leitor. De alguma forma ele instiga a querer saber mais, é quase impossível não parar alguns segundos na leitura para querer pesquisar a fundo na internet sobre curiosidades encontradas nos parágrafos do livro.

Na realidade de grandes produções cinematográficas adaptadas das HQs, o livro faz o papel de ativador histórico. Em pouco mais de 500 páginas, é possível entender cada nuance que fez a Marvel ser o que é hoje, especialmente o seu exército de heróis. Howe não poupa as informações mais sombrias da editora, ao contrário, explora com louvor as intrigas e as estratégias mais eficazes e ineficazes durante todos esses anos. Pode até levar o leitor para conhecer um pouco o momento de outras editoras que interferiram na linha de pensamento das equipes criativas da Marvel.

Para os fãs da Era de Ouro dos quadrinhos, ele traz a prova de que os maiores cases de sucesso de criações da editora são os heróis que trazem questões cotidianas em seus enredos, como o Amigão da Vizinhança. Faz grande evidência das questões políticas que a Marvel se recusava a colocar em seus quadrinhos e como isso mudou conforme eles foram entendendo a essência do universo compartilhado e sobre o que seus leitores mais fiéis se importavam em ler.

A obra foi aclamada pela crítica e surpreende leitores que até hoje chegam em suas páginas pela primeira vez. Mais que um livro, Howe produziu uma importante peça de colecionador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s