Artigo

6 Filmes para ver antes de assistir ‘Shang-Chi’

Muitos filmes Marvel tem a estima de serem chamados de “filmes de super-herói”, é são mesmo, só que particularmente ‘Shang-Chi: E a Lenda dos Dez Anéis’ é muito mais do que isso. Assim como ‘Pantera Negra’ fez uma completa incursão na cultura negra e o afro futurismo, Shan-Chi faz o mesmo com a cultura chinesa e as artes marciais (principalmente o Kung Fu). Para passar toda essa imersão asiática, o diretor do filme Destin Daniel Cretton, contou em uma entrevista ao Fandango que ele tomou inspirações a vários clássicos do cinema. Com isso resolvemos trazer para vocês longas que serviram de inspiração para o filme. Confira!

1. Gênio Indomável (Good Will Hunting)

Gênio Indomável foi uma das grandes inspirações na hora de criar a personalidade do Shang-Chi, principalmente o protagonista Will Haunting, Cretton afirmou que os dois personagens tem muitas semelhanças, sendo que ambos deles tem um grande segredo e todo um passado complicado de qual eles tem que aprender a lidar. Roteirizado e estrelado por Matt Damon e Ben Affleck, o filme fez bastante sucesso, chegando a ser premiado com o Oscar de melhor roteiro e de melhor ator coadjuvante (Robin Williams). Você também pode encontrar no filme uma figurinha já muito conhecida pelo fãs do Marvel Studio, o interprete do Doutor Erik Selvig, Stellan Skarsgård. Você pode assistir ‘Gênio Indomável‘ no Telecine.

2. O Tigre e o Dragão (Crouching Tiger, Hidden Dragon)

Quando se trata de produções onde a arte marcial é o estrela principal do filme, não há filme mais conceituado em hollywood do que ‘O Tigre e o Dragão‘. Das inspirações de Daniel Cretton nele filme, podemos ter certeza de pelo menos um coisa até agora, é que ambos seguem o mesmo estilo de luta clássica chinesa Wuxia, esse estilo mistura muito das artes marciais e toda a mitologia chinesa. Em uma entrevista a revista Empire o diretor contou que muitas das coreografias vão lembrar mesmo o longa

3. O Grande Dragão Branco (Bloodsport)

Quando foi dito pelo Charles Murphy que ‘O Grande Dragão Branco‘ era uma das inspirações para ‘Shang-Chi: E a Lenda dos Dez Anéis‘, e o trailer do filme saiu a algumas semanas, ficou bastante claro o quanto dessa fonte Daniel Cretton bebeu dessa obra clássica dos anos 80. Em ambos os filmes há uma competição de artes marciais secreta e ilegal no submundo da China, eles lutam sem camisa, e contam com um participante estrangeiro (Abominável) impiedoso . Você pode assistir ‘O Grande Dragão Branco‘ no Telecine.

4. Os Aventureiros do Bairro Proibido (Big Trouble in Little China)

Outros dos grandes sucessos dos anos 80 que deu bastante visibilidade ao kung fu e a cultura chinesa foi o “Os Aventureiros do Bairro Proibido“. Creio que uma das inspirações que Daniel Cretton tirou desse filme é a forma com que a aventura da trama principal se desenrola. O longa é protagonizado por outro ator que também já conhecido da Marvel, que é Ego, o Planeta Vivo, pai do Peter Quill em ‘Guardiões da Galáxia Vol.2‘.

Free Synthwave Music - Big Trouble in Little China // Copyright Free Music  - YouTube

5. Kung Fusão (Kung Fu Hustle)

De todos os filmes que o diretor do filme contou que de alguma forma ele tirou inspirações para o filme, esse é o que mais gera estranheza de primeiro momento, já que ele é uma comédia bem “pastelão” nonsense. Mas assistindo ao filme eu creio ter entendido o que Cretton queria dizer. Em certo momento do filme há uma cena de luta em que o homem está lutando com várias argolas no braço, o que de cara já lembra bastante a mudança que o diretor fez no modo que os anéis são usados pelo Mandarim (Tony Leung) sendo no antebraço e não nos dedos.

6. Filmes do Jack Chan

É isso, mesmo, todos os filmes do Jackie Chan! Cretton se revelou um grande fã das obras do ator e artista marcial, e a basta ver Simu Liu lutando no trailer de ‘Shang-Chi’ para notar a semelhança com os movimentos do ator. Embora o diretor tenha incluído bastantes filmes nesse “todos os filmes”, o insider Charles Murphy apontou também um filme especifico em que o diretor tomou bastante inspiração no longa, que é o primeiro filme da série “Police Story“.

Imagem

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s